Aprenda a identificar os sinais de que o trabalho de parto começou.
Com a proximidade da data prevista para o parto, a ansiedade aumenta. Como saber se chegou a hora de ir para a maternidade? Ainda que a experiência seja única para cada mulher, existem alguns sintomas que são comuns à maioria.
Trabalho de parto – CHEGOU A HORA!
Karina Zulli
Contrações
Um dos indícios do início do trabalho de parto são contrações regulares, com intervalos cada vez menores. Mas o sintoma costuma confundir as grávidas, já que é normal sentir a barriga endurecer por alguns minutos a partir do quinto mês. Só que, ao contrário das chamadas contrações de Braxton-Hicks, que são um treino para o parto, as “verdadeiras” são como cólicas fortes e vão aumentando de intensidade.Isso não quer dizer, entretanto, que você tem de sair às pressas ao sentir a primeira contração. Comece a anotar o horário e a duração de cada uma delas e avise o seu obstetra. Aproveite, então, para tomar um banho e relaxar. Não é preciso fazer jejum, mas evite alimentos pesados. É muito mais tranquilo aguardar essa fase do trabalho de parto, que é chamada de latente e pode durar horas, em casa. Quando o intervalo entre as contrações for de dez minutos, aí é hora de ir para o hospital.
Perda do tampão
Até dez dias antes do parto, é comum observar uma mancha de sangue na calcinha. Provavelmente é o tampão mucoso (secreção de aparência gelatinosa que protege a entrada do útero) que se desprendeu. Não se assuste, trata-se apenas de um sinal de que o colo está se dilatando. Se perceber um volume maior de sangue, como se fosse menstruação, ligue para o obstetra e vá para o Pronto-Socorro.
Rompimento da bolsa
Apesar de a cena ser comum em filmes e novelas, o rompimento da bolsa que envolve o bebê só costuma acontecer no final do trabalho de parto, quando a gestante já está com 8 cm de dilatação (no período expulsivo, o útero dilata até 10 cm). Se ocorrer antes disso, entretanto, é preciso ir para a maternidade. A bolsa é outro mecanismo de proteção do bebê, que torna o útero um ambiente estéril. Ao se romper, ela o expõe a infecções. Por isso, se o bebê estiver de termo, o parto tem de acontecer nas horas seguintes, seja por via normal ou, quando necessário, de cesárea.
Sentiu a calcinha molhada, mas está em dúvida se a bolsa estourou mesmo?
Troque de roupa e coloque um absorvente. O líquido amniótico tem aparência viscosa, como água de coco, e cheira a água sanitária. Caso você o sinta vazar novamente, vá para a maternidade.
Parabéns, chegou a hora!
Leia também: