27 de fevereiro de 2015
Comentário( 0 )

O que é uma fanfarra?

A fanfarra é uma agremiação musical que possui instrumentos de percussão e de sopro. Inicialmente elas executavam apenas marchas e dobrados, porém, ao longo dos anos, esse tipo de formação musical se estendeu para diversas manifestações artísticas e culturais.

No Brasil, atualmente as fanfarras estão também intimamente ligadas ao carnaval de rua. São elas que ditam o ritmo dos blocos, que vêm aumentando significativamente a sua importância e alcance na maior festa popular do país.

Um dos grandes motivos desse crescimento das fanfarras e bloco é que seus instrumentos de percussão trazem, de certa forma, uma democratização do estilo. Como são de fácil acesso, manipulação e trabalham apenas com marcação de ritmo, possibilitam que pessoas que ainda não foram iniciadas na música possam tocar e participar do grupo. Curtindo o carnaval dançando e fazendo música!

Conheça a percussão da fanfarra:

  1. Surdo

O surdo é um tambor com um som profundamente grave. É tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados. Também é encontrado em torcidas organizadas aonde eles ditam o ritmo e são considerados o “coração” da torcida. Sua função principal no samba é a marcação do tempo. Geralmente são utilizados em conjunto com o bumbo e a caixa.

  1. Caixa

A caixa é um tipo de tambor de corpo cilíndrico com duas peles fixadas e tensionadas através de aros, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocadas em contato com a pele inferior, que vibra através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.

  1. Tamborim

Tamborim é o favorito dos iniciantes na fanfarra. Um instrumento de percussão do tipo membranofone, constituído de uma membrana esticada, em uma de suas extremidades, sobre uma armação, sem caixa de ressonância, normalmente confeccionada em metal, acrílico ou PVC. No Brasil, é comumente utilizado nos ritmos de origem africana, como a batucada, o samba e o cucumbi.

  1. Malacacheta

Malacacheta é um instrumento bastante parecido com a caixa de guerra, porém tem o som mais grave. É geralmente feita de alumínio com uma pele em cada extremidade, constituída de seis tirantes e bordões.

  1. Repinique

O repinique é um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele. Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo e frequentemente ele serve como uma espécie de condutor musical das escolas de samba, anunciando “deixas” para o grupo. Ele é também destacado como instrumento solista, às vezes tocando introduções para sambas ou solando em batucadas.

  1. Rocar

Os rocares são instrumentos que não são tocados com baquetas. Possuem uma armação que podem ser de madeira, plástico ou metal que suporta umas hastes. Essas hastes, por sua vez, perfuram uma série de soalhas que deslizam ao longo da haste, e essas mesmas soalhas produzem som quando chocam entre si.

Luís Couto
Loja Serenata Savassi

logo_serenata_cor

Compartilhe:Share on Facebook

Facebook

COMENTE:

Avalie este Fornecedor

Seu endereço de email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios

Andar com fé

27 de fevereiro de 2015

Papai Noel Devo ou não alimentar essa história?