Padecendo pelo Mundo é uma coluna que mostra a vida de brasileiras que foram morar em outros países, quem conta sua história pra gente nesse post é a Luciana di Mambro, Luciana em Dubai! Só de falar Dubai eu já fico muito curiosa! Dubai é a maior cidade e emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos. O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país.

Luciana em Dubai
Me chamo Luciana e moro em Dubai há 4 anos e morar fora do Brasil sempre é uma aventura, pois deixamos a nossa zona de conforto e no Oriente Médio então, especificamente em Dubai, é um choque à primeira vista!
Welcome to my world
Me mudei para Dubai porque o meu marido foi selecionado para dar aulas de jiu-jitsu em escolas e bases militares, mas antes de vir definitivamente eu passei 45 dias aqui, e posso dizer que passear é muito diferente de morar! Quando vim eu não tinha a minha filha, ela nasceu aqui!
No início, foi muito difícil a adaptação, por todos os aspectos, sejam eles, distância da família, amigos, clima, cultura…mas hoje, posso dizer que adoro viver aqui!

O calor
Dubai foi construída, literalmente, no deserto que é a paisagem natural e, durante o dia, é quase impossível caminhar ao ar livre, o ar é úmido e a temperatura chega a 56ºC, por isso, é difícil encontrar calcadas pela cidade.
Por ser um País de religião islâmica, é muito comum encontrar academias, lojas, espaços e regiões onde somente as mulheres são bem-vindas.
Pela questão da religião, ao visitar shoppings e certos lugares públicos, encontramos avisos devidamente destacados pedindo que roupas respeitáveis sejam utilizadas. O tórax e os ombros precisam estar cobertos e qualquer saia ou shorts precisa estar na altura dos joelhos ou abaixo deles. As Abayas e Dish dashs são roupas características de quem é adepto a religião islâmica e é extremamente normal encontrar mulheres desfilando suas Abayas ao lado dos maridos que utilizam as Dish dashs.
Pela abundância de petróleo, a gasolina é muito barata, e consequentemente, os táxis também são. Os táxis são tão populares que até mesmo dentro dos shoppings (principalmente no Dubai Mall, o maior shopping do mundo) você pode pagar 20 aed (em torno de R$15,00) para que um táxi interno venha buscá-lo e levá-lo a outro local dentro do Mall.
Pelo fato de a temperatura ser muito alta devido ao clima natural do deserto, as atividades ao ar livre são restringidas ao inverno. Durante as outras estações do ano, todas as atividades são indoor, ou seja, dentro de shoppings, prédios comerciais, etc. Com exceção dos parques aquáticos que funcionam 24 horas por dia.

A população
80% da população de Dubai é formada por estrangeiros, e é quase impossível se comunicar com todos se você não falar inglês, as pessoas que trabalham em supermercados, táxis, lojas e afins são na maioria do exterior, e não falam árabe. Outra grande diferença do nosso país para cá é que as festas só funcionam até as 3 horas da manhã. E a regra é clara: ás 3 horas a festa acaba! A maioridade em Dubai é atingida aos 21 anos e, se você quiser comprar uma garrafa de vinho, precisa tirar uma licença que é paga e fornecida para você nas próprias lojas onde o álcool é vendido. Portar álcool sem ter a licença pode resultar em multa e cadeia.
Vale a pena vir e desfrutar da cultura islâmica!
Leia também: