05 de julho de 2016
Comentários( 3 )

HOSPITAL INFANTIL SÃO CAMILO

Muito tem sido discutido e noticiado sobre o declínio no número de pediatras em atividade no Estado. As causas residem em vários fatores, entre eles a desvalorização da especialidade pela baixa remuneração paga pelas operadoras de planos de saúde, a falta de concursos públicos ao longo do tempo, a desestruturação da carreira, problemas com segurança e as condições de trabalho, só para citar alguns. É preciso ter disponibilidade para a família do paciente, o que faz com que o pediatra passe menos tempo com a sua própria, perdendo em qualidade de vida. A prática da pediatria dispensa o uso de tecnologias de ponta, os exames são rotineiros e simples. As operadoras pagam em média por consulta algo em torno de R$ 50 e R$ 75 e, segundo a Sociedade Mineira de Pediatria – SMP, o tempo de atendimento nos consultórios de pediatria é maior que o gasto em outras especialidades. Apesar de todos esses problemas, o Hospital Infantil São Camilo apontou aumento de 10% na procura pelo registro nos últimos dois anos.

Pediatra José Guerra Lages/ diretor do Hospital Infantil São Camilo
Pediatra José Guerra Lages/ diretor do Hospital Infantil São Camilo

 

Uma honrosa exceção

Se é fato que dezesseis hospitais de Minas fecharam alas pediátricas nos últimos cinco anos por falta de profissionais e que na capital apenas oito instituições públicas ainda estão abertas, é possível dizer, com certo alívio, que em BH existe um hospital que resiste à crise, expandindo e inovando nos serviços e atendimentos às crianças. “O Hospital Infantil São Camilo é referência nacional no atendimento humanizado da criança e do adolescente. São mais de três décadas de existência e não paramos de investir em equipamentos, recursos de tecnologia avançada e especialização dos nossos profissionais. Estamos constantemente ampliando as instalações para garantir que sejam adequadas à qualidade que queremos na prestação dos serviços. Somos praticamente um oásis dentro da cidade e a proposta é consolidar todas as melhorias em 2016”, declara Dr. José Guerra Lages, Diretor e um dos Sócios Fundadores do hospital.

Um apaixonado e entusiasta pela pediatria, Dr. Guerra é enfático ao falar do principal objetivo da instituição. “Atuamos preventivamente na saúde da criança, além do acompanhamento de perto às famílias dos pacientes. Disponibilizamos 32 especialidades pediátricas em atividade constante”, ressalta. Para se ter uma ideia da atual estrutura física, foi construído um novo e moderno prédio de nove pavimentos interligado ao edifício original de oito andares, o que permitiu um salto significativo no número de leitos e no atendimento ambulatorial.

Sobre os boatos de surto de Meningite

Padecendo-São-Camilo-comunicado-menigite

Expandir é palavra de ordem

Na contra mão da crise no atendimento pediátrico em todo o estado, o Hospital Infantil São Camilo apresenta expansões e reafirma a vocação de cuidar da saúde da criança e do adolescente.

A Unidade de Internação foi recentemente reformada, com novos apartamentos, amplos e confortáveis. Dentro da Unidade Ambulatorial, que conta com a Unidade de Emergência, a Semi-internação também passou por reformas e agora possui 14 leitos. “Nossa Unidade de Emergência é formada por consultórios, serviço de ortopedia e Unidade de Cuidados e Ministração de Medicamentos. Os materiais e instalações são de primeira, com equipe de pediatras e intensivistas pediátricos”, acrescenta Dr. Guerra.

O Hospital Dia também recebeu uma moderna área, com nova unidade e 11 quartos individuais em acomodações espaçosas, anexa ao Bloco Cirúrgico. Por falar em Bloco Cirúrgico, as salas são adequadas para comportar intervenções de pequeno a grande porte, durante 24 horas, fazendo uso de instrumentos e equipamentos de ponta.

Entretanto, a grande aposta em termos de inovação e uso de tecnologia avançada é a construção da nova Central de Material Esterilizado – CME, que se encontra em fase de montagem dos equipamentos de última geração e que irão garantir excelência na esterilização dos instrumentos cirúrgicos por ciclo e na lavagem e secagem dos materiais ventilatórios, com grande agilidade dos serviços. Localizado em um amplo espaço, a CME tem o aval da Vigilância Sanitária.

Fachada Hospital Infantil São Camilo
Fachada Hospital Infantil São Camilo

 

Estrutura de atendimento e serviços auxiliares

“O Hospital Infantil São Camilo conta com pediatras clínicos e pediatras especializados nas mais diversas áreas de atuação. Todos atendem em modernos consultórios informatizados e climatizados. Existe uma ala separada para os atendimentos especializados, em instalações amplas e muito confortáveis. As 32 especialidades médicas abrangem uma gama de serviços e atendimentos completos. Só na cirurgia pediátrica temos 11 profissionais”, analisa o diretor do São Camilo, Dr. Guerra.

Desde 1997, o hospital firmou parceria para terceirização do CTI com o Neocenter. Hoje, totalmente reformado e ampliado, o CTI tem 20 leitos equipados com modernos ventiladores e monitores.

Quanto aos serviços auxiliares de esclarecimento diagnóstico, Dr. Guerra acrescenta, “fomos pioneiros na Ultrassonografia Pediátrica e hoje temos profissionais especializados e equipamentos arrojados”. Alguns desses serviços são: Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Radiologia Digital, Audiometria, Impedanciometria, Ecodopler, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Endoscopia Digestiva e Respiratória, Mamografia, Phmetria 24 horas, Prova de Função Pulmonar e Tomografia.

A Farmácia Clínica tem atuação multiprofissional e o objetivo de promover a eficácia da terapêutica com segurança. São feitas análises técnicas de prescrições médicas, farmacovigilância, tecnovigilância, hemovigilância e gerenciamento da terapia medicamentosa. “Também é preciso mencionar o Serviço de Vacinas que oferecemos e que é realizado em parceria com a clínica “Imunológica Vacinas Humanas”, referência nacional em imunização”, destaca Dr. Guerra.

Serviços especializados, capacitação e certificação

 “Muito nos orgulha a criação de alguns serviços diferenciados. Por exemplo, juntamente com o serviço de Epidemiologia e Segurança Assistencial, foi implantado o Núcleo de Segurança do Paciente para que possamos melhorar sempre na qualidade dos serviços de saúde do São Camilo”, lembra Dr. Guerra. Para justificar o investimento ao longo dos anos e atendimento diferenciado aos clientes, todos os profissionais passam por um processo de difusão da educação continuada. É premissa zelar pela geração e transmissão do conhecimento médico. O hospital sempre deu ênfase ao recrutamento, seleção e treinamento dos colaboradores na área operacional e nas relações interpessoais, por meio de cursos periódicos. Dr. Guerra ainda destaca, “em 2013, abrirmos o curso de Especialização em Pediatria em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado – FELUMA, e em 2014 fomos credenciados pelo MEC para implantação de Residência em Pediatria. Este ano firmamos convênio com a UNIFENAS-BH para Estágio Curricular de Pediatria”. No campo das certificações, o São Camilo foi o primeiro hospital infantil do Brasil certificado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que avalia a qualidade dos serviços de saúde, com grau máximo.

São Camilo em números

Respeito e compromisso com os clientes, essa é a premissa que pauta o dia a dia dos profissionais médicos, funcionários e diretoria do Hospital Infantil São Camilo. Em todo o Estado de Minas, a instituição está entre as que possuem uma das maiores estruturas de atendimento. Alguns números confirmam:

Estrutura Hospitalar:

18 consultórios de pediatria
19 consultórios de Especialidades Pediátricas
04 consultórios de Ortopedia
02 consultórios de Odontopediatria

Atendimentos realizados:

200 mi atendimentos ambulatoriais por ano
2.400 internações clínicas por ano
4.100 cirurgias realizadas por ano

Serviços de Diagnóstico:

120 mil exames laboratoriais por ano
36 mil radiografias por ano
14 mil ultrassonografias por ano

Quadro profissional:

210 colaboradores nas áreas administrativa e operacional
200 médicos
90 profissionais, técnicos e auxiliares em enfermagem
Contatos com Luiz Francisco Corrêa e Camilla Fiorini

 

Leia também:

http://padecendo.com.br/assistencia-pediatrica-servicos-proprios-unimed-bh/

 

COMENTE:

3 Avaliação de HOSPITAL INFANTIL SÃO CAMILO

Jane mota disse : Guest Report one year ago

Gostaria de saber se aí faz esse exame impedâncio-phmetria em criança de 10 anos?? Estou desesperada procurando um lugar pra fazer a um mês e até agora a sucesso!!

rodrigo silva diniz disse : Guest Report 3 years ago

bom dia! Giostaria de saber noticias do DR olival, pois sou paciente dele e meus filhos tambem, sou grato a ele por tudo que fez por mim e meus filhos.

André Marinho disse : Guest Report 4 years ago

Endocrinologia pediátrica, estamos a disposição no Hosp São Camilo! http://www.doctoralia.com.br/medico/goncalves+marinho+andre-14812553

Avalie este Fornecedor

Seu endereço de email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios

Pneumologistas pediátricos de BH

14 de junho de 2016

20 Hotéis de praia no Brasil para ir com criança

3 de setembro de 2018