13 de maio de 2019
Comentário( 0 )

Granito para cozinha vale mesmo a pena?

Granito para cozinha vale mesmo a pena? Conheça alguns fatos sobre esse material para você poder tomar a sua decisão.

Você estava pesquisando por imóveis à venda em São Paulo e viu uma cozinha como a da foto acima, com todas essas lindas bancadas em granito. Agora, você está querendo saber se seria uma boa ideia acrescentar a pedra à decoração da sua cozinha também.

Acertamos? Se sim, então acompanhe os tópicos abaixo que poderão lhe ajudar a conhecer mais esse material e decidir se é, realmente, uma boa escolha para a sua família.

Sustentabilidade

Uma vez que o processo de formação do granito pela natureza leva milhares de anos para ser completado, muitos profissionais da indústria não consideram a pedra como um verdadeiro produto verde.

No entanto, vale ressaltar que a indústria já deu grandes passos nos últimos anos para adotar práticas de extração e produção responsáveis de pedras e metais.

E, como as bancadas de granito podem durar uma vida inteira, não contêm substâncias químicas nocivas e não emitem radiação ou gases nocivos, nós até podemos dizer que a pedra tem, sim, o seu lugar na sustentabilidade do planeta.

Resistência ao calor

Bancadas de granito não derreterão ou empolarão quando expostas ao calor, sendo uma das mais resistentes a altas temperaturas. Se você tirar uma panela quente do forno, pode colocá-la diretamente na superfície da bancada sem qualquer dano.

Resistência a arranhões

O granito marca sete na escala de dureza de Mohs. Isso significa que muitos poucos minerais são capazes de arranhá-lo. Você pode cortá-lo, mas não é recomendável, pois isso irá cegar as suas facas e possivelmente deixar um resíduo de metal na bancada, o que pode ser difícil de remover.

Emendas

Em uma cozinha típica de apartamentos, por exemplo, bancadas de granito costumam ter de duas a três emendas, no mínimo. Dependendo da cor do granito escolhido, o tamanho médio da laje varia. Grandes ilhas, no entanto, até podem ser feitas sem emendas.

Se você tem um layout em L ou em U, espere emendas onde as bancadas se inclinam em uma direção diferente. A boa notícia é que muitos fabricantes vão misturar epóxi de cores personalizadas para as emendas, o que garante um ótimo trabalho em disfarçá-las.

Reparos

As bancadas de granito devem ser reparadas por um profissional. É raro o surgimento de rachaduras ou lascas em suas bancadas, mas se isso ocorrer, entre em contato com o fabricante que as instalou para agendar uma chamada de serviço.

Na maioria das vezes, um epóxi de cor correspondente pode ser usado para preencher o vazio e será praticamente invisível. Em uma pitada, você pode usar super cola para preencher as lascas.

Vedação

O granito é um material poroso. A maioria dos fabricantes irá aplicar um selador nas bancadas antes de serem instaladas, o que as protegerá da absorção de líquidos muito rapidamente.

Mas entenda que ser poroso não é necessariamente uma má qualidade. Se líquidos são deixados na superfície por longos períodos de tempo, eles eventualmente serão absorvidos. Mas assim como podem ser absorvidos, também podem evaporar.

É que, dependendo da substância que precisa ser removida, você pode aplicar emplastros diferentes para acelerar o processo. No entanto, muitos líquidos vão evaporar por conta própria, sem o uso
de produtos químicos ou produtos de limpeza.

Manutenção

As bancadas de granito são consideradas como uma superfície de baixa manutenção. A probabilidade de precisarem ser reaplicadas é baixa. Ainda mais que a tecnologia já percorreu um longo caminho com o passar do tempo e muitas dessas bancadas durarão mais de dez anos antes de precisarem de uma reaplicação.

Quando precisam ser reaplicadas, é algo que a maioria dos proprietários pode fazer por conta própria, pois o processo é semelhante à limpeza. Basta aplicar o produto e limpar o excesso.

É uma boa ideia perguntar ao seu instalador qual selante foi aplicado inicialmente e usar o mesmo tipo na reaplicação. Alguns seladores não caem bem um com o outro e, quando misturados, podem criar um resultado indesejado.

Granito para cozinha – Opções exóticas

Se você está procurando algo verdadeiramente único, considere um granito exótico. Como a maioria das coisas na vida, o preço é determinado pela oferta e demanda. Algumas pedreiras não são facilmente acessíveis e/ou apenas podem ser extraídas por curtos períodos de tempo ao longo do ano.

Se essas circunstâncias existirem em uma pedreira com pedras lindas, o preço será impulsionado para cima. Mas, vamos concordar: vai valer a pena quando você entrar na sua cozinha e ficar feliz com o que vê.

Cores disponíveis

Com todas as pedras naturais, incluindo o granito, estamos limitados às cores e padrões que a mãe natureza produz. Em apartamentos em Curitiba, por exemplo, você não encontrará muitos padrões
sólidos ou cores brilhantes, mas ambos existem.

Ao comprar pedras de granito, observe a variedade de cores e padrões dentro da mesma cor de pedra. É sempre uma boa ideia ver a placa exata que será fabricada para a sua cozinha, pois só assim dá para se certificar de que será o que você espera ver na sua casa.

Outro fator é que muitos tipos exóticos de granito têm enormes ondas fluindo, e uma pequena amostra não será uma representação precisa de toda a laje.

Mas, em resumo, granito não é considerado uma das opções de superfície de bancada com uma ampla gama de cores.
Você encontrará uma gama mais ampla de opções com laminado e quartzo, por
exemplo.

Resistência a manchas

Em geral, os granitos mais escuros são muito densos e, às vezes, nem exigem um selador. Granitos mais leves são mais porosos e podem requerer várias demãos de selante para serem considerados resistentes a manchas. De qualquer forma, se for adequadamente tratado, o granito torna-se uma superfície de bancada bastante resistente a qualquer tipo de mancha.

O material é, inclusive, muito encontrado em sobrados à venda em São Paulo.

Material natural genuíno

Você compra comida orgânica, certo? Eliminar, ou pelo menos reduzir nossa exposição a produtos químicos e aditivos tem se mostrado uma atitude benéfica para a saúde.

Pedras naturais genuínas, incluindo o granito, mármore, travertino e outras, são a “escolha natural” para superfícies de bancada – e não é à toa que são tão encontradas em sobrados à venda em Curitiba.

Resistência a produtos químicos

Bancadas de granito são muito resistentes a produtos químicos. Ácidos e bases não prejudicam o material. No entanto, tenha cuidado com o uso repetido de tais elementos, pois alguns produtos químicos irão remover o selante com o tempo, causando a necessidade de selagem antes do tempo recomendado.

Aí, se você quiser colocar aquele seu apartamento na lista de imóveis à venda em Curitiba, pode ser que a condição do granito da sua cozinha possa diminuir o valor que a sua casa poderia valer no mercado.

Portanto, seja para você ou para vender a propriedade depois, é importante dar os devidos cuidados à pedra de granito que houver na sua cozinha, bem como também a todos os outros materiais que fizerem parte da decoração da sua residência.

E aí, o que acha? Será que o granito realmente valerá a pena para a sua cozinha? Não deixe de compartilhar o post nas redes sociais!

COMENTE:

Avalie este Fornecedor

Seu endereço de email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios

Ser mãe é um enorme peso social

11 de maio de 2019

Protegido: Abusada sexualmente pelo meu irmão

24 de junho de 2012