27 de fevereiro de 2015
Comentário( 0 )

CANDIDÍASE

  1. A candidíase é mais comum no verão? Se sim, por quê?
    Sim, por se tratar de um fungo oportunista, ele se aproveita das alterações pelo qual o corpo passa em detrimento do excesso de calor e uso de vestimentas nem sempre que favorecem o “respiro” da pele. O fungo precisa de um ambiente escuro, aquecido e quente para proliferar, quando NÃO encontra estas condições ideais ele pode existir mas quantidade muito pequena, não causando nenhuma alteração patológica local; em contrapartida, as situações de muito calor, transpiração excessiva e na dificuldade de arejar a pele, o fungo encontra seu ambiente ideal para multiplicação.Exemplificando, num dia prolongado de praia ou piscina, o biquíni que passa o dia em contato com corpo, entre molhar e secar o dia corre, somando o abafamento local… Resultado: ambiente facilitado para a candidíase aparecer!
  2. CANDIDÍASE – por Karina Zulli

  3. O que causa a candidíase?
    A queda de imunidade e debilidade local favorecem a multiplicação das leveduras.
  4. A candidíase é contagiosa? Por exemplo: seu eu usar a mesma toalha que uma pessoa infectada ou sentar no vaso sanitário em que ela se sentou, sem proteção?
    Não! Candidíase é da gente para a gente mesma! O fungo existe na pele, que em equilíbrio de flora não se prolifera e também não causa sintomas, mas em situações de desequilíbrio imunológicos ou qualquer situação debilitante local pode proliferar! A levedura em contato com ambiente como toalha ou assento sanitário sem proteção não continua sua proliferação, não tem resistência de manter-se vivo e multiplicar-se, diferente, por exemplo, das bactérias!
  5. Quais os primeiros sintomas dessa doença?
    Vermelhidão local, inchaço, coceira ou sensação de pequenos cortes, e secreção tipo placas esbranquiçadas, que de assemelham a coalhada.
  6. A candidíase é exclusiva das mulheres?
    Não! Podem aparecer também nos homens, assim como na região da boca, onde é mais conhecida como”sapinho”.
  7. Como uma pessoa deve reagir ao perceber os primeiros sintomas de candidíase?
    Procurar um profissional da saúde para melhor entendimento clínico e proposta terapêutica!
  8. A candidíase pode se agravar se não for tratada?
    Que riscos essa doença oferece?Pode agravar porque o fungo pode proliferar mais e mais e o desconforto ser ainda maior! Mas riscos inerentes a doença em si não são graves, em se tratando de uma pessoa com boa imunidade existe até chances da flora se recuperar aos poucos, e sozinha e o quadro se reverter espontaneamente, porém, tendo em vista que os sintomas são muito desagradáveis, pouco provável que se alcance este momento sem procurar um médico!
  9. Qual o tratamento para candidíase?
    Existem tratamentos antifúngicos orais, locais e os que associam ambos.
  10. Se feito o tratamento correto, em quanto tempo a pessoa melhora?
    Em média dois a três dias para alívio dos sintomas maiores, e sete dias para a cura!

 

Karina Zulli
Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução Humana.

 

COMENTE:

Avalie este Fornecedor

Seu endereço de email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios

Andar com fé

27 de fevereiro de 2015

MITOS E VERDADES NA GRAVIDEZ

28 de fevereiro de 2015